Tempo: 4/5

Dificuldade: 4/5

Custo: 3/5

Quantidade: 12 a 14 unidades

A Massa Sovada é um bolo de massa lêveda típico dos Açores e a receita varia de ilha para ilha. A massa tem de ser muito trabalhada  (sovada), daí o nome. Normalmente estes bolos são feitos por altura da Páscoa e das Festas do Espírito Santo. Esta versão é a típica da Ilha Terceira, como consta nos SABERES E SABORES DOS AÇORES de Maria Orísia Melo e Conceição Melo Cabral.

FERMENTO

INGREDIENTES
1 batata grande;
1 ovo;
1 colher de sopa de açúcar;
20 gr de fermento fresco de padeiro;
120 gr de farinha sem fermento;
50 ml de água morna.

PREPARAÇÃO
Na véspera, lave e coza a batata com a pele. Descasque-a e desfaça-a bem. Bata o ovo com um garfo. Dilua o fermento na água morna. Numa taça misture a batata com o ovo, o açúcar e o fermento diluído. Junte a farinha e volte a misturar. Tape a taça e deixe levedar durante a noite.

MASSA

INGREDIENTES
1 kg de farinha sem fermento;
250 gr de açúcar;
6 ovos médios;
250 gr de manteiga derretida;
1 colher de sopa de canela em pó;
leite frio para pincelar;
papel vegetal.

PREPARAÇÃO
No dia seguinte, bata os ovos e reserve. Coloque a farinha, o açúcar e canela numa taça grande onde possa amassar. Faça um buraco ao centro e coloque os ovos e a manteiga derretida, e vá-os envolvendo na farinha. Depois, junte o fermento e amasse bem, esticando a massa e trazendo-a de volta para o centro. Quando a massa começar a querer soltar-se da taça está pronta (fica uma massa macia). Tape e deixe levedar até duplicar de volume, o que leva algumas horas. Depois da massa ter levedado, forre tabuleiros com papel vegetal. Molhe as mãos em água fria e divida a massa em 12 ou 14 pedaços. Sempre com as mãos húmidas tenda os bolos, dando-lhes o feitio de uma bola. Coloque-os nos tabuleiros, e deixe novamente levedar durante +- 45 minutos a 1 hora. Aqueça o forno a 200ºC. Pincele os bolos com o leite frio e leve-os ao forno.