Tempo: 4/5

Dificuldade: 4/5

Custo: 3/5

Quantidade: 2 tranças

Uma trança de massa muito fofa, que fica óptima a acompanhar uma chávena de chá. Depois de entrançada coloquei a massa numa forma rectangular mas pode simplesmente colocá-la num tabuleiro. Tanto os ovos como a manteiga deverão estar à temperatura ambiente. Usei nozes para decorar as tranças mas é facultativo.

MASSA

INGREDIENTES
550 gr de farinha tipo 65, sem fermento;
11 gr de levedura seca;
1 colher de chá de levedura de cerveja;
50 gr de açúcar + 1 colher de café;
4 ovos médios;
50 gr de manteiga;
100 ml de leite;
1 pitada de sal;
raspas de 1 limão;
nozes para decorar (facultativo);
papel vegetal.

PREPARAÇÃO
Misture a colher de café de açúcar, a levedura seca e a levedura de cerveja. Junte o leite morno, mexa e deixe repousar até que se forme uma fina camada de espuma à superfície (+-10 minutos). À parte coloque a farinha, a pitada de sal, a manteiga, o restante açúcar, os ovos e a raspa de limão. Adicione a levedura fermentada e amasse até ficar uma massa elástica. Faça uma bola que polvilha com farinha e deixe levedar até duplicar de volume. Depois, divida a massa em 6 partes iguais. Polvilhe a superfície de trabalho com farinha e com o rolo estenda cada pedaço em forma de rectângulo. Polvilhe 4 deles com o coco. Enrole os 6 rectângulos em forma de torta. Faça 2 tranças, cada uma com 3 tiras, deixando a “torta” simples no meio. Coloque cada uma das tranças numa forma rectangular e deixe levedar. Aqueça o forno a 180ºC. Decore as tranças com as nozes e leve ao forno. Quando a massa estiver cozida e dourada retire do forno e deixe arrefecer ligeiramente. Regue com a calda e deixe repousar 5 minutos antes de desenformar.

RECHEIO

INGREDIENTES
3 colheres de sopa de coco ralado;
2 colheres de sopa de açúcar.

PREPARAÇÃO
Coloque o coco ralado numa frigideira de fundo antiaderente e leve a lume médio. Vá sacudindo a frigideira para que o coco torre por igual. Quando estiver dourado retire do lume e misture o açúcar.

CALDA

INGREDIENTES
100 gr de açúcar;
2 colheres de sopa de água.

PREPARAÇÃO
Coloque o açúcar e a água num tacho e leve a lume brando. Quando o açúcar derreter deixe ferver 1 minuto e retire do lume.