Tempo: 4/5

Dificuldade: 4/5

Custo: 3/5

Quantidade: 10 fatias

O Roscón de Reyes é o equivalente ao nosso Bolo Rei e muito tradicional em Espanha para comemorar esta data. A receita não é a original mas sim uma adaptação.

BOLO

INGREDIENTES
400 gr de farinha sem fermento;
30 gr de levedura fresca;
1 colher de sopa de manteiga à temperatura ambiente;
2 ovos grandes + 1 gema;
30 ml de sumo de laranja;
raspa de 1 laranja média;
50 ml de leite morno;
80 gr de açúcar;
1 pitada de sal;
fruta cristalizada para decorar;
farinha para polvilhar;
papel vegetal para forrar tabuleiro.

PREPARAÇÃO
Numa taça larga coloque a farinha, o açúcar, a pitada de sal e a raspa de laranja. À parte desfaça a levedura no leite morno. Junte à farinha e misture com a ponta dos dedos. Acrescente o sumo de laranja e a manteiga. Amasse até obter uma mistura elástica e fofa. Forme uma bola e polvilhe com farinha. Tape com um pano de cozinha e deixe levedar até duplicar de volume. Forre um tabuleiro com papel vegetal e coloque a massa. Abra um buraco ao meio e coloque uma taça (que possa ir ao forno) forrada com folha de alumínio. Deixe levedar novamente. Aqueça o forno a 180ºC. Pincele o bolo com a gema batida e decore com a fruta cristalizada. Leve ao forno até o bolo estar cozido. Depois, retire a taça e deixe arrefecer completamente. Corte bolo ao meio na horizontal. Espalhe o chantilly na parte de baixo e tape com a outra metade do bolo.

CHANTILLY

INGREDIENTES
400 ml de natas frias;
4 colheres de sopa de açúcar;
1 saqueta de chantifix.

PREPARAÇÃO
Misture o açúcar com o chantifix. Coloque as natas numa taça, se possível de inox. Bata-as até começarem a engrossar. Adicione o açúcar aos poucos e sem parar de bater, até ficar um creme bem firme.