Tempo: 4/5

Dificuldade: 4/5

Custo: 3/5

Quantidade: 8 doses

O Tronco de Natal é uma torta coberta com ganache de chocolate e decorada com motivos desta quadra festiva. O recheio varia consoante a preferência de cada um. Desta vez usei marmelada.

TORTA

INGREDIENTES
5 ovos grandes;
150 gr de açúcar;
100 gr de farinha com fermento;
1 colher de café de extracto de baunilha;
margarina para untar o tabuleiro;
farinha para polvilhar;
açúcar para enrolar a torta.

PREPARAÇÃO
Unte um tabuleiro com margarina e polvilhe-o com a farinha. Aqueça o forno a 180ºC. Peneire e reserve a farinha. Bata os ovos com açúcar e o extracto de baunilha até ficar um creme espesso e esbranquiçado (+- 5 minutos com a batedeira). Adicione e envolva a farinha. Coloque a massa no tabuleiro e leve ao forno, durante 10 minutos. Retire do forno e desenforme para cima de um pano polvilhado com açúcar. Deixe arrefecer 5 minutos. Espalhe o recheio e enrole com cuidado. Corte uma ponta e coloque-a ao lado do tronco. Cubra com a ganache de chocolate e decore a gosto.

RECHEIO

INGREDIENTES
230 gr de marmelada;
50 ml de água.

PREPARAÇÃO
Coloque a marmelada e a água num tacho e leve a lume brando até ficar um creme homogéneo. Deixe arrefecer antes de usar.

GANACHE DE CHOCOLATE

INGREDIENTES
150 ml de natas;
150 gr de chocolate de culinária.

PREPARAÇÃO
Parta o chocolate em pedaços pequenos e coloque-os numa taça larga. Aqueça as natas sem as deixar ferver. Verta as natas sobre o chocolate e mexa com uma vara de arames até o chocolate derreter por completo. Deixe descansar 2 minutos e cubra o tronco. Trace umas linhas com um garfo e decore a gosto.