Tempo: 4/5

Dificuldade: 3/5

Custo: 4/5

Quantidade: 8 fatias

Não é uma das receitas mais económicas, pois tanto as castanhas como as nozes são caras. No entanto, vale a pena fazê-lo para um dia especial pois fica muito saboroso. Usei castanhas congeladas porque torna a preparação muito mais rápida e fácil.

TRONCO

INGREDIENTES
500 gr de castanhas congeladas;
160 gr de miolo de noz;
2 ovos grandes;
200 gr de açúcar;
200 gr de cacau em pó;
125 gr de manteiga ligeiramente amolecida;
1 colher de sopa de leite condensado;
1 pau de canela;
1 colher de café de erva-doce moída;
papel vegetal.

PREPARAÇÃO
Parta as nozes grosseiramente e reserve. Coloque as castanhas, o leite, o leite condensado e o pau de canela num tacho, e leve a cozer em lume brando com o tacho tapado. As castanhas devem ficar macias e sem líquido. Retire o pau de canela e tritura. À parte, bata os ovos com o açúcar até ficar um creme fofo e esbranquiçado. Adicione as castanhas, a manteiga ligeiramente amolecida e a erva-doce moída. Bata novamente até ficar um creme homogéneo. Acrescente e envolva o cacau e as nozes. Coloque a massa sobre uma folha de papel vegetal e dê-lhe a forma de salame. Feche as extremidades do papel e leve ao frigorífico durante pelo menos 2 horas.

Ganache de Chocolate

INGREDIENTES
200 gr de chocolate de culinária;
150 ml de natas.

PREPARAÇÃO
Parta o chocolate em pedaços pequenos e coloque-os numa taça larga. Leve as natas a lume médio até ficarem bem quentes mas sem ferver. Regue o chocolate com as natas e mexa com uma vara de arames até o chocolate derreter. Deixe descansar 2 minutos e cubra o tronco. Decore a gosto.