Tempo: 4/5

Dificuldade: 5/5

Custo: 3/5

Quantidade: 16 fatias

A preparação deste bolo é demorada, pois é feito por etapas. Convém começa-lo três dias antes de o servir e guardá-lo no frigorífico. É um bolo que aguenta alguns dias no frio.

BOLO DE COCO

INGREDIENTES
5 ovos;
350 gr de açúcar;
125 gr de iogurte grego sabor a coco;
100 ml de óleo;
raspa de 1 laranja;
150 gr de farinha com fermento;
1 fio de óleo para untar a forma;
papel vegetal para forrar o fundo da forma;
película aderente.

PREPARAÇÃO
Pincele uma forma redonda com óleo. Forre o fundo com papel vegetal e reserve. Bata os ovos com o açúcar até ficar um creme fofo e esbranquiçado. Junte o iogurte, a casca de laranja e o óleo e volte a bater até ficar tudo bem incorporado. Adicione e envolva a farinha. Coloque a massa na forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. Verifique com um palito e quando o bolo estiver cozido retire do forno. Deixe arrefecer completamente e envolva a forma com película aderente. Leve ao frigorífico.

BOLO DE CHOCOLATE

INGREDIENTES
5 ovos;
400 gr de açúcar;
125 gr de iogurte grego açucarado;
2 colheres de sopa de cacau;
100 ml de óleo;
150 gr de farinha com fermento;
1 fio de óleo para untar a forma;
papel vegetal para forrar o fundo da forma;
película aderente.

PREPARAÇÃO
Pincele a forma com óleo e forre o fundo com papel vegetal. Peneire a farinha com o cacau e reserve. Bata os ovos com o açúcar até formar um creme fofo e esbranquiçado. Junte o iogurte e o óleo. Volte a bater até ficar uma massa lisa. Incorpore e envolva a farinha. Verta a massa na forma e leve ao forno. Verifique com um palito para ver quando o bolo está cozido. Retire e deixe arrefecer completamente. Envolva a forma em película aderente e leve ao frigorífico.

RECHEIEO DE BRIGADEIRO

1 receita de Brigadeiro.

RECEHEIO DE CARAMELO SALGADO

INGREDIENTES
150 gr de açúcar;
60 gr de manteiga;
100 gr de natas;
1 pitada de flor de sal.

PREPARAÇÃO
Coloque o açúcar numa panela e leve ao lume, mexendo sempre até o açúcar derreter e ficar dourado. Junte a manteiga e misture bem. Adicione as natas lentamente, mexendo sempre. Deixe ferver um minuto sem para de mexer. Retire do lume e junte uma pitada de flor de sal. Deixe arrefecer completamente.

MONTAGEM

No segundo dia, desenforme os bolos e retire-lhes o papel vegetal (se necessário, ajude a descolar as laterais com a ponta de uma faca). Apare o topo dos bolos e corte, cada um, em três partes iguais. Forre uma das formas com película aderente. Coloque uma das partes do bolo de coco no fundo da forma. Humedeça com a calda e barre com recheio de brigadeiro. Por cima coloque bolo de chocolate. Humedeça o bolo e espalhe uma camada de caramelo salgado. Vá fazendo camadas sucessivas até terminar. Envolva a forma com película aderente, pressionado ligeiramente. Leve 24 horas ao frigorífico. Depois, desenforme com a ajuda da película. Cubra o bolo com glacé e decore a gosto (salpiquei a lateral com coco ralado e no topo usei pétalas secas de rosa). Leve o bolo ao frigorífico até ao momento de servir.

CALDA

INGREDIENTES
1/2 colher de sopa de leite condensado;
150 ml de leite.

PREPARAÇÃO
Misture o leite com o leite condensado e leve a lume médio até levantar fervura. Deixe arrefecer antes de utilizar.

GLACÉ REAL

INGREDIENTES
1 clara;
250 gr de açúcar em pó;
sumo de limão.

PREPARAÇÃO
Bata a clara com um garfo e vá juntando o açúcar aos poucos. Misture algumas gotas de sumo de limão até obter uma consistência lisa e brilhante.