Tempo: 3/5
Dificuldade: 3/5
Custo: 4/5
Quantidade: 10 a 12 fatias
No Alentejo costumava-se fazer o Bolo Duque nas datas festivas, porque apesar de fácil é um bolo muito rico. Aconselho sobretudo aos amantes de bolos de amêndoa a fazê-lo, porque seguramente não irão ficar decepcionados.
BOLO
INGREDIENTES
500 gr de batatas cozidas sem pele;
600 gr de amêndoa moída sem pele;
800 gr de açúcar;
20 gemas;
8 claras;
200 gr de manteiga amolecida;
manteiga para untar a forma;
papel vegetal para forrar a forma.
PREPARAÇÃO
Esmague e reserve as batatas. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Junte e misture o miolo de amêndoa, a manteiga e as batatas esmagadas. Bata as claras em castelo, e envolva-as delicadamente no preparado anterior. Unte a forma com manteiga e forre-a com papel vegetal. Leve o bolo ao forno, pré-aquecido a 180º. Depois do bolo cozido deixe-o arrefecer ligeiramente antes de o desenformar. Retire o papel vegetal, e depois de completamente frio coloque o glacé.
GLACÉ
INGREDIENTES
150 gr de açúcar em pó;
sumo de limão.
PREPARAÇÃO
Misture o açúcar com algumas gotas de sumo de limão, até ficar com um glacé cremoso e não demasiado líquido.
A descrição da preparação do bolo não está completa. Quando se junta as batatas esmagadas??? Antes do miolo de amêndo e da manteiga ou depois destes?
Boa noite.
Agradeço o reparo porque de facto faltou-me essa pequena parte. Por vezes a cabeça é rápida demais para os dedos. Continue a seguir-me e por favor sempre que notar algo menos correcto ajude-me a melhorar.
Ziza.
Adoro este bolo! Obrigado pela publicação desta receita, pois conhecia-a deste pequeno num livro de receitas da minha mãe …
É um dos meus bolos preferidos. Obrigada e ainda bem que gostou. Volte sempre.