Tempo: 3/5

Dificuldade: 3/5

Custo: 3/5

Quantidade: 10 fatias

Um dos meus irmãos morou alguns anos no Brasil, em João Pessoa. Um dia enviou-me a receita de um bolo de que gostava muito. Apesar de se chamar Bolo Indiano, a única especiaria que levava era canela. Então, experimentei a introduzir mais algumas para que o paladar se assemelhasse mais ao daquelas paragens.

BOLO

INGREDIENTES
6 ovos grandes;
250 gr de açúcar;
100 gr de manteiga à temperatura ambiente;
2 colheres de sopa de óleo;
1 colher de café de canela;
1/2 colher de café de curcuma (açafrão-da-índia);
6 sementes de cardamomo;
1 pitada de noz moscada;
250 gr de pão ralado;
1 colher de chá de fermento em pó;
margarina para untar a forma;
pão ralado para polvilhar;
papel vegetal para forrar o fundo da forma.

PREPARAÇÃO
Unte uma forma redonda com margarina e polvilhe com pão ralado. Forre o fundo com papel vegetal e volte a untar e polvilhar com pão ralado. Reserve. Pise as sementes de cardamomo no almofariz e passe por um passador de rede fina. Misture o fermento em pó com o pão ralado. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Junte o óleo e a margarina. Volte a bater até ficar um creme homogéneo. Adicione o pó de cardamomo, a canela, a pitada de noz moscada e a curcuma. Entretanto bata as claras em castelo e aqueça o forno a 180ºC. Envolva alternadamente as claras em castelo e o pão ralado. Coloque a massa na forma e leve ao forno. Com um palito verifique se a massa está cozida. Deixe arrefecer ligeiramente o bolo antes de o desenformar e retirar o papel vegetal.

CREME

INGREDIENTES
1 lata de leite condensado (397 gr);
200 ml de natas;
2 gemas grandes;
2 colheres de sopa de manteiga;
1 colher de sopa de sumo de lima;
raspas de 1 lima para decorar.

PREPARAÇÃO
Misture o leite condensado com as natas, a manteiga, as gemas e o sumo de lima. Leve a lume médio mexendo sempre até começar a engrossar (deve ficar com a consistência de creme de brigadeiro mole). Coloque o creme numa taça, tape com película aderente (sobre o creme) e deixe arrefecer. Quando o bolo estiver completamente frio corte-o ao meio e recheie. Cubra com o restante creme e decore com as raspas de lima.