Tempo: 3/5

Dificuldade: 3/5

Custo: 3/5

Quantidade: 8 fatias

A combinação de chocolate com laranja é perfeita, por isso este bolo só podia ser muito bom. Se utilizar chocolate preto, aconselho a aumentar a quantidade de açúcar em 50 gr, porque não fica um bolo muito doce.

BOLO

INGREDIENTES
4 ovos;
100 gr de açúcar;
120 gr de chocolate em barra;
120 gr de manteiga;
1 colher de sobremesa de raspas de laranja;
60 gr de farinha com fermento;
1 fio de óleo para untar a forma;
cascas de laranja cristalizadas e fios de ovos para decorar.

PREPARAÇÃO
Pincele uma forma com óleo e reserve. Pique o chocolate, junte a manteiga e leve a derreter em banho-maria. Retire do lume e mexa até ficar um preparado liso e homogéneo. Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme fofo e esbranquiçado. Junte a raspa de laranja e o chocolate. Bata até a massa ficar uniforme. Acrescente a farinha e volte a bater mais um pouco. Entretanto, aqueça o forno a 180ºC. Bata as claras em castelo e envolva-as com cuidado na massa do bolo. Coloque na forma e leve ao forno. Quando o bolo estiver cozido, retire-o do forno e deixe-o arrefecer ligeiramente antes de desenformar.

CALDA DE CHOCOLATE

INGREDIENTES
100 gr de chocolate em barra;
70 ml de natas;
1 colher de café de licor de laranja.

PREPARAÇÃO
Aqueça bem as natas e junte o chocolate picado. Vá mexendo até o chocolate derreter completamente. Adicione o licor e mexa até ficar bem incorporado. Depois do bolo completamente frio, cubra-o com o creme e decore com as cascas de laranja cristalizadas e fios de ovos.