Tempo: 4/5

Dificuldade: 4/5

Custo: 3/5

Quantidade: 8 a 10 fatias

O Savarin é um bolo típico da doçaria francesa. Foi criado em 1845 pelos irmãos Julien em homenagem ao gastrónomo Brillat-Savarin, que, ao que parece, lhes deu a receita original da calda. Como não tenho a forma tradicional, em feitio de anel, usei uma forma redonda com buraco no meio.

BOLO

Ingredientes
3 ovos pequenos;
50 gr de açúcar;
125 gr de manteiga amolecida;
300 gr de farinha sem fermento;
25 gr de levedura fresca;
1 pitada de sal;
30 ml de leite morno;
manteiga para untar a forma.

Preparação
Desfaça a levedura no leite morno. Na taça da batedeira coloque a farinha, a pitada de sal, o açúcar, os ovos e a levedura. Bata com as varas de amassar até ficar uma massa elástica. Junte a manteiga amolecida e continue a bater até ficar bem incorporada. Tape a taça e deixe levedar até duplicar de volume. Depois, unte a forma e reserve. Volte a bater a massa para perder todo o ar. Coloque a massa na forma, tape-a e deixe levedar novamente para dobrar o volume. Aqueça o forno a 200ºC. Leve o bolo ao forno até a massa estar cozida e dourada.

CALDA

Ingredientes
100 ml de água;
250 gr de açúcar:
2 cascas de laranja;
2 colheres de sopa de rum.

PREPARAÇÃO
Misture a água com o açúcar. Mexa e junte as cascas de laranja. Leve ao lume e vá mexendo até o açúcar derreter. Deixe ferver 3 minutos em lume brando. Fora do lume retire as cascas de laranja e adicione o rum. Mexa, e está pronto a usar.

FINALIZAÇÃO

Quando retirar o bolo do forno deixe-o arrefecer ligeiramente e desenforme-o. Coloque-o no prato de serviço e vá-o pincelando com a calda até terminar. Leve ao frigorífico durante 2 horas. No momento de servir decore com 200 gr de frutos vermelhos (usei amoras, mirtilos e framboesas).