Tempo: 4/5

Dificuldade: 3/5

Custo: 4/5

Quantidade: 1 tarte

Numa recente ida a Goa fiz um workshop de comida indo-goesa com a Rita (Rita’s Goumet) e esta foi uma das receitas confeccionada e provada no local. Foi um dia de aprendizagem em muito boa companhia.

MASSA

INGREDIENTES
100 gr de farinha com fermento;
1 1/2 colher de sopa de margarina;
50 ml de água;
1 pitada de sal.

PREPARAÇÃO
Misture a farinha com o sal e junte a margarina, esfarelando entre os dedos. Junte a água aos poucos e amasse.

RECHEIO

INGREDIENTES
175 gr de coco ralado (de preferência fresco);
175 gr de açúcar;
4 gemas grandes;
1 colher de sopa (rasa) de farinha com fermento;
1/2 colher de sopa de extracto de baunilha;
15 sultanas;
3 colheres de sopa de ghee (ou manteiga);
30 gr de caju;
1 pitada de sal;
4 cardamomos.

PREPARAÇÃO
Abra os cardamomos, retire-lhe as sementes e pise-as num almofariz. Bata as gemas com um garfo e reserve. Pique grosseiramente os cajus. Derreta o ghee ou em sua substituição a manteiga. Leve uma frigideira antiaderente a lume médio e quando começar a aquecer junte o coco e reduza o lume. Deixe tostar mexendo sempre para não queimar. Adicione o açúcar e deixe 1 minuto ao lume mexendo regularmente. Retire do lume e acrescente o cardamomo e a pitada de sal. Polvilhe com a farinha e envolva. Regue com o ghee ou manteiga, junte o extracto de baunilha e misture bem. Deixe arrefecer. Adicione as gemas em fio mexendo sempre. Acrescente as sultanas e o caju e envolva tudo.

MONTAGEM

Unte uma forma de tarte de fundo amovível com manteiga e polvilhe com farinha, sacudindo o excesso. Polvilhe a bancada com farinha e estenda a massa. Forre a forma com a massa e por cima coloque o recheio. Com a massa que sobrar decore a gosto. Pode também decorar com cerejas em calda. Pincele a massa com ovo batido e leve a forno pré-aquecido a 170ºC. Deixe arrefecer ligeiramente antes de desenformar.