Tempo: 4/5

Dificuldade: 3/5

Custo: 3/5

Quantidade: 8 unidades

O contraste de sabores torna estas Tarteletes de Figos Frescos e Queijo Creme deliciosas. Podem ser a base de uma refeição ligeira se acompanhadas de uma salada. Se preferir servi-las como entrada aconselho a usar formas mais pequenas.

MASSA

INGREDIENTES
270 gr de farinha sem fermento;
70 gr de margarina;
30 gr de azeite;
100 ml de água;
1 pitada de sal.

PREPARAÇÃO
Numa taça coloque a farinha e a pitada de sal. Leve a margarina e o azeite ao lume até a margarina derreter. Regue a farinha com a gordura e misture com a ponta dos dedos. Adicione a água e dê-lhe uma amassadela ligeira. Envolva em película aderente e leve 1 hora ao frigorífico.

RECHEIO

INGREDIENTES
350 gr de figos frescos;
150 gr de queijo creme;
1 cebola branca;
2 ovos grandes;
20 ml de azeite;
sal e pimenta a gosto.

PREPARAÇÃO
Lave os figos, seque-os e corte-os aos quartos. Descasque e corte a cebola em meias-luas. Leve o azeite e a cebola a lume médio, tempere de sal e pimenta e vá mexendo até a cebola reduzir e ficar dourada. Numa taça coloque os ovos e o queijo creme e bata com uma vara de arames. Junte a cebola com o azeite e misture bem.

MONTAGEM

Aqueça o forno a 180ºC. Forre 8 formas de tarteletes com a massa (não necessitam ser untadas). Distribua o recheio pelas formas e enfeite com os figos. Leve ao forno até o recheio estar firme e dourado. Deixe arrefecer ligeiramente antes de desenformar.