Tempo: 3/5
Dificuldade: 3/5
Custo: 3/5
Quantidade: 6 doses
Esta é uma receita ligeiramente adaptada do livro “O Mestre Cozinheiro”. A minha mãe, que curiosamente não gostava de cozinhar, tinha este livro há muitos anos. Pelo preço – 180$00 – já podem ter uma ideia…
1º CREME
INGREDIENTES
Açúcar : 5 colheres de sopa;
Farinha Custard : 2 colheres de sopa;
Gelatina : 2 1/2 folhas;
Leite : 4 dl;
Essência de baunilha : 1 colher de café;
Ovos : 2 gemas.
PREPARAÇÃO
Demolhar as folhas de gelatina num pouco de água. Num tacho pequeno, dissolver a farinha custard num pouco de leite. À parte, bater o açúcar com as gemas, até ficar um creme esbranquiçado, acrescentar a baunilha e o restante leite. Adicionar à farinha dissolvida, mexer, e levar a lume médio, mexendo sempre. Depois de engrossar, deixar uns 2 minutos em lume brando, mexendo sempre para não ganhar grumos. Retirar do lume e misturar as folhas de gelatina bem escorridas, envolvendo-as bem no creme. Deitar este preparado numa forma, previamente passada por água e deixar arrefecer ligeiramente antes de juntar o 2º creme.
2º CREME
INGREDIENTES
Chocolate de leite : 100g;
Amido de Milho : 2 colheres de sopa;
Gelatina : 4 folhas;
Leite : 4 dl;
Ovos : 2 gemas;
1/2 cálice de ginjinha.
PREPARAÇÃO
Colocar as folhas de gelatina a demolhar num pouco de água. Desfazer o amido de milho num pouco de leite. Bater as gemas com o licor e misturar o restante leite. Juntar o amido de milho, já dissolvido, e levar ao lume, mexendo sempre até engrossar, deixando também uns 2 minutos em lume brando. Retirar do lume, acrescentar o chocolate partido aos pedaços e misturar bem. Em seguida, colocar as folhas de gelatina e mexer até se desfazerem e ficar um creme liso.
Colocar sobre o primeiro creme e levar ao frigorífico até prender e ficar bem fresco.
Nota: se preferir usar chocolate preto, tem de misturar 5 colheres de sopa de açúcar às gemas. O licor pode ser substituído por outro ou até omiti-lo. Eu, neste caso, usei 6 ginjinhas descaroçadas.
Ziza, também tive esse livro “O Mestre Cozinheiro” mas nunca o utilizei, ofereci à minha irmã que não gostava de cozinhar, mas nunca mais vi o livro. 🙂 Parabéns e continuação de muito sucesso…
Obrigada, Isabel. O meu, apesar de muito velhinho, ainda dá para usar. Para o sucesso…é preciso tempo 🙂